Perguntas frequentes

O que é BENCHFAR?

BENCHFAR é um projeto desenvolvido por FBA Consulting.

Este projeto posui dois objetivos:

Nosso primeiro objetivo está em definir os principais indicadores de qualidade de farmácias hospitalares, cuja monitorização e benchmarking possa contribuir à melhora das farmácias, e em conseguir com esta ferramenta informática que possibilita a obtenção de dados comparativos de benchmarking e relatórios pormenorizados destes indicadores, a melhora da qualidade do setor da farmácia hospitalar, mediante a incorporação de um sistema de avaliação de qualidade, que abrange tanto os centros de farmácia como os serviços que ditos centros proporcionam.

Um segundo objetivo é proporcionar selos de qualidade em 3 níveis (ouro, prata ou bronze) em função dos resultados obtidos nos indicadores. Para isso, serão feitas auditoria dos resultados obtidos mediante uma amostragem de lotes. Estes indicadores estão incluídos na norma de qualidade tipo N para as farmácias de hospital que ha desenvolvido FBA Consulting.


Quem são os patrocinadores?

FBA Consulting é uma consultoria de gestão sanitária criada no ano 2000. Desde o seu início até a atualidade, dedicou-se principalmente à gestão da qualidade e ao controle da gestão de organizações sanitárias. Durante este período, colaborou com mais de 70 organizações sanitárias, e conta com consultores de experiência internacional (mais de 5 anos em EEUU) e expertos em qualidade.

FBA Consulting trabalhou entre outros temas, no desenho e na implantação de planos globais de qualidade para centros sanitários, incluindo a seleção de indicadores de gestão da qualidade, a realização de auditorias de acreditação Joint Commission International Accreditation (JCIA), e implantação e auditorias de sistemas da qualidade (ISO 9001:2000 e ISO 9001:2008), incluindo várias farmácias hospitalares, auditorias de acreditação de hospitais de comunidades autônomas, gestão integral das pesquisas de satisfação de clientes e trabalhadores, etc.


O que significa Benchmarking?

A definição mais simples de Benchmarking é que é um processo de "aprendizagem", uma ferramenta que pode guiar as pessoas para o processo de analisar o exterior em busca de idéias e inspiração, em essência, uma ferramenta para a organização que aprende. Supõe estudar às organizações e utilizar suas melhores práticas como um padrão comparativo ao qual chegar ou inclusive superar. Para isso, é necessário conhecer quais são as melhores organizações, seus resultados e o que fazem para chegar a eles. O benchmarking é portanto um processo sistemático e contínuo para avaliar os produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de realizar melhoras organizacionais.


Para que servem estes dados?

Ao poder dispor dos dados médios do setor ou do melhor do setor é da própria essência do benchmarking . Para que serve o benchmarking?

Comparações produto/processo: involucra a recopilação de informação sobre os produtos ou processos do setor ou das empresas excelentes. Esta informação se emprega como padrão de comparação para produtos ou serviços similares na organização.

Fixação de objetivos: o benchmarking se usa como um meio para identificar as melhores práticas. Muitas vezes, a informação recopilada se utiliza para estabelecer objetivos específicos para os seus produtos ou processos.

Planificação estratégica: o benchmarking é uma ferramenta útil para recopilar informação e poder realizar uma Planificação estratégica

Novas idéias: o benchmarking é uma fonte de idéias. Expõe aos indivíduos a novos produtos, processos de trabalho e formas de manejar os recursos da organização.


Que coisas submeter ao processo de benchmarking?

Qualquer coisa que se possa observar ou medir pode ser objeto de benchmarking:

  • Produtos e serviços.
  • Processos de trabalho.
  • Funções de apoio.
  • Desempenho organizacional.
  • Estratégia.
© 2017 FBA-Consulting